As motos são identificadas por números, para definir o tamanho do motor, como as mais conhecidas 125, 250, 500, 750, 1.000, além de inúmeras outras medidas. Mas o que é isso? É o volume do motor, expresso em centímetros cúbicos (cm³) , chamado de cilindrada.
Dessa forma, uma moto 125, tem 125 cm³ de cilindrada e assim por diante, podendo ser arredondada pelas fábricas. Se a medida deu 124cm³, por exemplo, ou próximo de 125cm³, é identificada como 125, para se encaixar nos padrões já consagrados e mais conhecidos. E os fabricantes quase sempre arredondam para cima.
Comumente confundida, não é a potência do motor, medida por outros índices, mas, apenas, seu volume, ou a cilindrada. Quando o pistão ou pistãos se deslocam dentro dos cilindros, como uma bomba de encher pneu de bicicleta, por exemplo, comprimem esse volume, estabelecendo a medida do motor, expresso em cm³, e obtida pela área da base x a altura de cada cilindro.
Uma matemática que o piloto não precisa saber, mas que também pode ser expressa em litros, mais comum nos carros (1.0, 2.0), e em polegadas cúbicas, como ocorre nos Estados Unidos.