Home Notícias Reportagens BH pode ganhar mais seis rotas de táxi-lotação

BH pode ganhar mais seis rotas de táxi-lotação

E-mail Imprimir PDF
 
Novas propostas para facilitar a locomoção de passageiros em Belo Horizonte foram entregues nesta semana à BHTrans por motoristas de táxis-lotação. As mudanças foram aprovadas durante reunião da classe e, por unanimidade, os taxistas decidiram solicitar a manutenção do trajeto da Avenida Afonso Pena até o Parque das Mangabeiras, destino que ficou em vigor durante 60 dias em fase experimental. Outra medida foi solicitar ao órgão de trânsito a homologação do carro Idea, em vez do Doblô e do Kangoo, que por exigência da BHTrans passarão a rodar até 2011 no trecho, para comodidade e conforto dos passageiros. Mas as mudanças mais bruscas no serviço, ainda em fase de discussão, são novas rotas para o táxi-lotação, que seriam feitas por táxis convencionais e trariam 400 veículos a mais para esse tipo de serviço. 

As sugestões de novos roteiros só serão apresentadas depois de assembleia da classe, marcada para o início do segundo semestre, mas os taxistas já deram o primeiro passo para a mudança. Depois de uma análise da demanda de passageiros, eles traçaram seis novos destinos para o transporte na capital. Se as rotas forem aprovadas, serão feitos por taxistas convencionais, ou seja, os que ainda não trabalham com o táxi-lotação. Uma delas partiria da Savassi em direção ao BH Shopping, passando pela Avenida Nossa Senhora do Carmo. Outra, com o mesmo destino (BH Shopping), sairia do Centro, passando pela Avenida Raja Gabaglia.

Os taxistas sugerem ainda um itinerário da Região Central em direção à Barragem Santa Lúcia, passando pela Avenida Prudente de Morais. Outros roteiros ligariam o Centro aos bairros Serra e Santa Tereza. Por fim, uma rota prevê viagem do Bairro Santo André, na Região Noroeste, ao Shopping Del Rey. “Além de empregar mais pessoas, essas novas rotas darão mais comodidade aos passageiros que precisam se deslocar em pontos diversos da capital”, afirma Antônio Alves Sena, representante dos motoristas de táxi-lotação de BH. 

Contando com apenas dois destinos, os das avenidas Afonso Pena e Contorno, o serviço usa hoje 117 veículos, sendo 17 para o primeiro percurso e 100 para o outro. Pelas propostas, os novos táxis teriam de circular pela cidade, o que representaria um aumento de 400 carros em seis trajetos. “É uma medida de difícil negociação com a BHTrans, mas vamos nos mobilizar para conseguir sua aprovação”, afirmou Antônio. 

Opção

Depois de 60 dias de experiência, os motoristas de táxi-lotação aprovaram a extensão em dois quilômetros da rota Avenida Afonso Pena até o Parque das Mangabeiras. “O experimento deu certo, pois 70% dos taxistas acreditam que a mudança trouxe mais passageiros e atendeu bem os que trabalham na região e não têm opções de transporte”, ressalta Antônio. 

A classe, no entanto, não aprova a decisão da BHTrans de incluir nas rotas, até 2011, os veículos Doblô e Kangoo, para oferecer mais segurança e conforto aos usuários. “Os carros são caros e propusemos o Idea, que permite a mesma comodidade e é mais econômico”, explicou Antônio.
 
Fonte: EM 
 

Táxis pelo Mundo

Táxi Londres Táxi Londres
O modelo é o Austin FX4 com bancos de frente e de costas, e a parte do passageiro é dividida da do condutor
Táxi Lisboa Táxi Lisboa
Em portugal o modelo Mercedes 190 D predomina
Táxi Cidade do México Táxi Cidade do México
O bom e velho fusca é o carro da capital mexicana. Lá ele é conhecido como Volkswagen "Carocha"

Enquete

Quem você acha que deve multar no trânsito?
 

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Pontos Turísticos

Casa do Baile Casa do Baile
Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Casa do Baile é um Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
Museu de Artes e Ofícios Museu de Artes e Ofícios
Espaço inédito no Brasil, cuja finalidade é contar a história do trabalho no país.
Praça Raul Soares Praça Raul Soares
A Praça Raul Soares é uma das principais praças de Belo Horizonte; Construída em estilo francês