Igrejas

Igreja São Sebastião

E-mail Imprimir PDF
A Paróquia de São Sebastião, situada no Barro Preto, região central de Belo Horizonte, é' uma das primeiras comunidades da cidade da capital mineira. Em 22 de dezembro de 1913 o então Arcebispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, cria, através de uma "Portaria" o Curato de São Sebastião do Barro Preto de Belo Horizonte, incluindo também o Calafate. 

Eram estes os limites do curato: com a freguesia de São José os limites eram a Av. Cristóvão Colombo desde a Av. Álvares Cabral até o córrego Arrudas; subindo pelo Arrudas até a entrada nova para Pastinhos e daí, passando pela Ressaca, pela fazenda do Coronel Alípio de Melo até os limites de São Gonçalo de Contagem e Santo Antônio de Venda Nova.
 
Com a freguesia da Boa Viagem era a Álvares Cabral até encontrar a Av. São Francisco indo até a freguesia de Nova Lima. 
Posteriormente tem-se notícia do decreto de nomeação do primeiro Cura: o Revmo. Padre Roberto Walz, dos padres do Divino Salvador, nomeado aos 5 do mês de abril de 1920.
 
O curato se transforma em Paróquia no dia 19 de março de 1923 pelo primeiro Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Antônio dos Santos Cabral, promovendo concomitantemente o Padre Roberto Waltz a pároco. 

Rua Paracatú, 460 - Barro Preto , Belo Horizonte / MG - CEP 30180-090 - Telefone: (0xx31) 3295-3741 Fax: (0xx31) 3295-3741  

 

Igreja São José

E-mail Imprimir PDF
Em fevereiro de 1900, Belo Horizonte contava com apenas 14 mil habitantes e somente uma paróquia, quando o então Bispo de Mariana, Dom Silvério Gomes Pimenta, convidou os missionários redentoristas holandeses para assumirem o trabalho pastoral e missionário na nova capital.
 
Eles tomaram posse da Paróquia São José, a segunda paróquia criada na cidade, tendo à frente o padre Pedro Beks.
De ínício os serviços religiosos eram prestados na capela de Santo Antônio, que ainda existe, na confluência das ruas Tamoios com São Paulo.
 
Foi deixada ao Pe. Pedro a escolha do terreno para a construção da nova matriz e ele optou pela colina situada entre as ruas Tamoios e Espírito Santo, com frente para a avenida Afonso Pena.

Em 20 de abril de 1902 foi lançada a pedra fundamental da Nova matriz e em 1904 começou a ser usado o recinto para funções religiosas, mas sua conclusão se deu no ano de 1910. 
 
Rua Tupis, 164 - Centro Belo Horizonte Tel.:(31) 3273-2988

 

Igreja São Francisco de Assis da Pampulha

E-mail Imprimir PDF
Foi inaugurada em 1943. O projeto arquitetônico da igreja é de Oscar Niemeyer e cálculo estrutural de Joaquim Cardoso. Foi o último prédio a ser inaugurado do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.

É considerada a obra-prima do conjunto. No projeto da capela Oscar Niemeyer faz novos experimentos em concreto armado, abandonando a laje sob pilotis e criando uma abóboda parabólica em concreto, até então só utilizada em hangares.
 
A abóbada na capela da Pampulha seria ao mesmo estrutura e fechamento, eliminando a necessidade de alvenarias. Inicia aquilo que seria a diretriz de toda a sua obra: uma arquitetura onde será preponderante a plasticidade da estrutura de concreto armado, em formas ousadas, inusitadas e marcantes.

Fachada lateral e frontal 
As linhas curvas da igreja seduziram artistas e arquitetos, mas escandalizaram o acanhado ambiente cultural da cidade,de tal forma, que as autoridades eclesiásticas não permitiram, por muitos anos, a consagração da capela devido à sua forma inusitada e ao painel de Portinari onde se vê um cachorro representando um lobo junto à São Francisco de Assis, a igreja permaneceu durante catorze anos proibida ao culto.
 
Seu interior abriga a Via Sacra, constituída por catorze painéis de Cândido Portinari, considerada uma de suas obras mais significativas. Os painéis externos são de Cândido Portinari - painel figurativo e de Paulo Werneck - painel abstrato. Os jardins são assinados por Burle Marx. Alfredo Ceschiatti esculpiu os baixos-relevos em bronze do batistério.A igrejinha da Pampulha é um dos mais conhecidos "cartões postais" de Belo Horizonte.

A Igreja da Pampulha é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais -Iepha/MG (em 1984)[3] e pela Gerência do Patrimônio Municipal.
 
Rua Pe. Leopoldo  Mertens, 1121 - São Francisco  - Belo Horizonte / MG - CEP 31250-760 - Telefone: (0xx31) 3441-1198 Fax: (0xx31) 3441-1198  
 

Igreja Nossa Senhora de Lourdes

E-mail Imprimir PDF
Predominantemente gótica, a Igreja Nossa Senhora de Lourdes em Belo Horizonte, teve sua construção concluída em 1923. Elevada em 1958, por ato do Papa Pio XII, à categoria de Basílica.
 
À esquerda de quem entra na Basílica há uma gruta e uma imagem de Nossa Senhora de Lourdes, muito venerada pelos fiéis que acorrem de muitas partes. Doada pelo Sr. Luiz de Rezende, por intermédio da Sra. Maria Silvana Pitanga Pires chegou de Paris, à estação de ferro, no dia 24 de junho de 1900.
 
Em 1900 foi nomeada uma comissão para a construção da capela de Lourdes num terreno que foi cedido gratuitamente pela Prefeitura e outro, anexo, adquirido particular. Depois de ter passado pela Matriz da Boa Viagem e ter ficado no Colégio da Imaculada, passou a ser venerada na Capela de Nossa senhora de Lourdes que teve sua inauguração em 11 de fevereiro de 1925 Imagem da Gruta - esculpida em gesso. Tem aproximadamente 100 anos
 
Rua Bahia, 1596 - Lourdes - Belo Horizonte / MG - CEP 30160-011 - Telefone: (0xx31) 3213-4656 Fax: (0xx31) 3218-7673 
 

Catedral da Nossa Senhora da Boa Viagem

E-mail Imprimir PDF
Desde o começo do século XVIII, o território onde hoje está a Catedral da Nossa Senhora da Boa Viagem foi ocupado por construções religiosas.
 
Na época colonial, no Curral Del Rei, arraial que foi destruído para a construção de Belo Horizonte, havia uma capela de pau-a-pique, que foi substituída, anos depois, por uma matriz maior.
 
Em 12 de dezembro de 1897, a matriz da Boa Viagem foi destruída, e, em 1932, já estava construída a igreja atual.
As construções começaram em 1913, e o estilo escolhido foi o neo-gótico.
 
Em 11 de fevereiro de 1921, antes que as obras terminassem, a igreja em construção foi transformada em Catedral pela Diocese de Belo Horizonte. Em 1924, foi transformada em arcebispado.
 
Em 2 de junho de 1977, a Catedral da Boa Viagem foi tombada pelo governo de Minas Gerais.
 
Rua  Sergipe, 175 - Funcionários - Belo Horizonte / MG - CEP 30130-170 - Telefone: (0xx31) 3222-2361   Fax: (0xx31) 3224-4575  
 

Táxis pelo Mundo

Táxi Londres Táxi Londres
O modelo é o Austin FX4 com bancos de frente e de costas, e a parte do passageiro é dividida da do condutor
Táxi Lisboa Táxi Lisboa
Em portugal o modelo Mercedes 190 D predomina
Táxi Cidade do México Táxi Cidade do México
O bom e velho fusca é o carro da capital mexicana. Lá ele é conhecido como Volkswagen "Carocha"

Enquete

Quem você acha que deve multar no trânsito?
 

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Pontos Turísticos

Casa do Baile Casa do Baile
Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Casa do Baile é um Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
Museu de Artes e Ofícios Museu de Artes e Ofícios
Espaço inédito no Brasil, cuja finalidade é contar a história do trabalho no país.
Praça Raul Soares Praça Raul Soares
A Praça Raul Soares é uma das principais praças de Belo Horizonte; Construída em estilo francês