Praças

Praça Raul Soares

E-mail Imprimir PDF
A Praça Raul Soares é uma das principais praças de Belo Horizonte; Construída a estilo francês, fica na confluência de quatro importantes avenidas: Avenida Olegário Maciel, Avenida Augusto de Lima, Avenida Amazonas e Avenida Bias Fortes.

Em 2008 a praça passou por reformas de revitalização que foram aprovadas através do programa Orçamento Participativo da prefeitura e chegaram a custar 2 milhões e 600 mil reais.

Foram revitalizados os canteiros e os passeios, instalados novos bancos, bebedouros e fonte. O projeto, teve o objetivo de permitir um fluxo de pedestres com mais segurança e acessibilidade. Para isto, conta com intervenções paisagísticas, na iluminação, passeios, além da despoluição visual. 

Árvores comprometidas foram substituídas, postes de iluminação redimensionados, bancas e lixeiras, além de publicidades, foram retirados e adequados, de acordo com o Código de Posturas. Os passeios receberam calçamento propício para fácil acesso, principalmente de deficientes físicos e visuais.

 

Praça do Papa

E-mail Imprimir PDF
Em Belo Horizonte, não pergunte pela Praça Israel Pinheiro. "Nunca ouvi falar", é o que provavelmente vão responder.

Tente "Praça do Papa", e para o alto apontarão. Não para o céu, mas quase: a praça está localizada a mais de mil metros de altitude, nos pés da Serra do Curral.

Lá de cima, em 1980, o então sucessor de São Pedro e Patriarca de Roma exclamou extasiado: "que belo horizonte!". A influência católica nas alterosas fez o nome pegar: pronto, Praça do Papa.

É um dos pontos mais altos da cidade, nos dois sentidos. A panorâmica da capital mineira lá do alto é um dos melhores cartões-postais da cidade. 

É endereço certo para os turistas e também para os belo-horizontinos. Tradicionalmente o local é dedicado ao romance dos casais mineiros e às pipas dos garotos de final de semana. 

Tem se tornado lugar para a prática de alguns esportes. Principalmente o longboard, que pode desfrutar das longas ladeiras que envolvem a praça.

 

Praça Sete de Setembro

E-mail Imprimir PDF
A Praça 7 de setembro é o centro do centro de Belo Horizonte. O obelisco não deixa dúvidas. À Praça 7 tudo converge. As dezenas de pontos de ônibus, as centenas de lanchonetes, as pessoas aos milhares: o centro é velocidade. O movimento que não pode parar no centro da cidade.

Fila de banco. Fila de comida a quilo. Fila de ônibus. Fila de emprego. Fila de elevador. Fila para ir embora. O mais um dia de trabalho que se encerra. A certeza do cotidiano que garante um dia após o outro. O centro não muda.

À direta, o Posto de Serviços Integrados Urbano. O Psiu é, de acordo com o governo, “o Estado mais perto da pessoa humana”. Filas, senhas, números. Emprego. Poucas vagas. Gente de sobra. Isso também não importa. Em um eventual terremoto, o Psiu será lembrado pela fila que se formava para ver o clássico do futebol mineiro.

A praça não é mais 12 de outubro como uma vez já foi. Desde os anos 20 a homenagem não é mais à 1492, o ano da descoberta de Colombo. A independência ganhou. A pátria em primeiro lugar.
 
Fato sem importância para as centenas de subempregados que movimentam o centro, dentro das galerias, sempre prontos para correr atrás do próximo ônibus ou dos táxis lotação que não conseguem não atrapalhar o trânsito.
 
Av. Amazonas com Av. Afonso Pena - Centro - BH 
 

Rui Barbosa (Praça da Estação)

E-mail Imprimir PDF
O antigo ramal ferroviário foi a porta de entrada de toda a matéria-prima utilizada na construção da capital. O primeiro relógio público de Belo Horizonte foi instalado lá, no alto da torre da estação, cuja praça começou a ser construída em 1904.
 
Dezoito anos depois, em 1922, um novo prédio (estilo neoclássico) foi erguido para atender à demanda da efervescente cidade. Destacam-se na praça dois leões em mármore e a estátua de bronze que homenageia os Inconfidentes. Fazem parte do conjunto da estação a Serraria Souza Pinto, o Viaduto de Santa Tereza e o Museu de Artes e Ofícios.
 
Rua da Bahia entre Caétes e Guaicurus - Centro - BH 
 

Praça da Liberdade

E-mail Imprimir PDF
O complexo paisagistico e arquitetônico da Praça da Liberdade é uma síntese dos estilos que marcam a história de Belo Horizonte, e fica na região da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas: Av. Cristóvão Colombo / João Pinheiro / Brasil / Bias Fortes.
 
A construção da praça foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897). Feita para abrigar a sede do poder mineiro, os prédios do Palácio do Governo e das primeiras Secretarias de Estado obedecem a tendência da época - estilo eclético com elementos neoclássicos. Ao longo dos anos, o complexo foi recebendo construções de diferentes estilos arquitetônicos.
 

Táxis pelo Mundo

Táxi Londres Táxi Londres
O modelo é o Austin FX4 com bancos de frente e de costas, e a parte do passageiro é dividida da do condutor
Táxi Lisboa Táxi Lisboa
Em portugal o modelo Mercedes 190 D predomina
Táxi Cidade do México Táxi Cidade do México
O bom e velho fusca é o carro da capital mexicana. Lá ele é conhecido como Volkswagen "Carocha"

Enquete

Quem você acha que deve multar no trânsito?
 

Publicidade

Facebook

Publicidade

Banner DL Gráfica

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Pontos Turísticos

Casa do Baile Casa do Baile
Parte do Conjunto Arquitetônico da Pampulha, a Casa do Baile é um Centro de Referência de Urbanismo, Arquitetura e Design
Museu de Artes e Ofícios Museu de Artes e Ofícios
Espaço inédito no Brasil, cuja finalidade é contar a história do trabalho no país.
Praça Raul Soares Praça Raul Soares
A Praça Raul Soares é uma das principais praças de Belo Horizonte; Construída em estilo francês